sábado, 7 de abril de 2012

Os Apóstolos da Noite

O Lado dos Amigos

Eu sempre converso com muitos amigos de longa data na cidade de Pedreira, e sempre me contam de fatos passados durante nossa vida e que acabam ficando esquecidos. Um dia desses um amigo veio me contar um caso interessante. Dizia ele que nos anos 80 quando nossa equipe de som que tocava no Clube da Santana , mudou-se para o centro da cidade no Esporte Clube Corinthians, a coisa teria ficado um pouco diferente. Lá no Corintinha tinha que ter carteirinha ou permanente pra entrar, e claro quem trabalhava conosco o acesso era livre. Mas quando ele chegou sábado à noite no Clube, barraram-no.
Acontece que ele era um dos grandes colaboradores de nossa equipe,inclusive trabalhando na inteligência,nos ajudando na segurança e preservação do local. Mas não adiantou argumentar nada o pessoal não queria que entrasse. Então segundo ele eu cheguei e disse que uma pessoa que trabalhava como ele pra nossa equipe, não poderia ficar sem acesso ali. E eu mesmo paguei sua entrada . No outro dia entregaram-lhe a cobiçada carteirinha, e eu já nem lembrava mais do acontecido. Então ele próprio me disse que nunca esqueceu o fato,porque toda vez que se encontrava comigo lembrava disso,mas só me contou 25 anos mais tarde,e eu fiquei muito agradecido a essa pessoa,que fiz uma frase homenageando todos meus amigos...
NÃO TENHO UM MILHÃO DE AMIGOS
MAS TENHO ALGUNS QUE VALEM MUITO MAIS”

A Noite

Nos tempos atuais muitas cidades vivem quase que exclusivamente da noite.
Em meu modo humilde de pensar as grandes cidades, ou pelo menos as maiores do planeta : New York ,Tókyo e São Paulo , adquirem muitas de suas divisas durante o trabalho noturno. A cidade de Pedreira por se tratar de um município pequeno do interior do estado , muitos habitantes confundem o bem estar deles com o bem estar geral da população. Então na eminência de um descanso ou sossego , as pessoas mais conservadoras atentam para o fato de que se não existir nada durante à noite, nós cidadãos pedreirenses poderíamos viver em paz. Infelizmente pela experiência que temos na área , isso consiste num ledo engano. Senão vejamos : enquanto nossa cidade pára durante a noite , os municípios vizinhos aumentam suas divisas trazendo para cidade deles muitos moradores de locais como Pedreira . Onde as pessoas ficando sem opção, acabam por gastar o dinheiro que foi ganhado aqui durante o dia ; nos passeios e divertimentos proporcionados pelos comerciantes das tais cidades.
Então chegando no dia seguinte ficamos todos tranqüilos sem barulho nenhum, sossegados mas... o dinheiro que deveria ter circulado em Pedreira circulou fora dela , e claro vai fazer uma falta terrível pra nossos comerciantes , que diante de tal situação acabam encontrando dificuldades em atender seus fregueses , porque talvez muitos deles teriam gastado seu rico dinheirinho em passeios na noite de qualquer cidade vizinha. E quanto ao
barulho nunca ninguém vai conseguir fazer um jovem que tenha em seu carro um potente amplificador de som abaixar o volume durante à noite , se a polícia pedir eles abaixam , mas logo depois aumentam mais do que estava antes . E ninguém pode fazer nada , pois eles também tem seus direitos e deveres , e cá pra nós, mais direitos do que deveres , mas de nossa parte tentamos achar solução para o caso.
Então talvez num delírio de minha mente , pediria mais tolerância com quem tenta fazer coisas para o bem estar geral da população , sendo desde as autoridades até os cidadãos mais conscientes que entendem o meu humilde modo de pensar . Que atentem para o fato de que mais opção de lazer para nossos jovens e pra pessoas de mais idade também , talvez consigamos que diminua tanto o desemprego como a violência , em nossa pacata cidade , que afinal de contas prima por ser um pólo turístico da RMC.

A Força da Música e da Dança no Corpo Humano

Há muito tempo atrás quando nossos antepassados ficavam de astral baixo ou muito tristes com alguma coisa. Apelavam para o tradicional chazinho de ervas pra se acalmarem. Quase sempre dava certo, mas quando não dava, o melhor era tentar achar um divertimento qualquer pra esquecer o problema. Difícil mesmo era opção pra divertir uma pessoa nesses tempos arcaicos.
Com a chegada do balanço ou da ginga que um antepassado nosso “inventou”, na década de 50. As opções de lazer começavam a se difundir entre os seres humanos. Ainda mais quando os cientistas e pesquisadores da época, descobriram e confirmaram através de pesquisas oficiais , que o corpo humano
precisava de algum tipo de lazer e que a saúde geral desse mesmo corpo, dependia dele pra se sentir melhor ou mesmo funcionar melhor ainda.
Então a partir da música dançante de “Elvis Presley”, logo depois muitos outros artistas contemporâneos passaram a desfilar em paradas de sucessos com balanços que faziam qualquer pessoa triste se alegrar, com as baladas dançantes produzidas por exemplo nos anos 60 em todo mundo. Descobrindo - se uma super terapia pra ajudar na saúde geral dos humanos, excluindo então as dúvidas de que o movimento do corpo ao mesmo tempo que a mente ficava alegre, ou seja a dança, seria um santo remédio pra recém descoberta depressão e muitos outros males que afligiam nosso frágil suporte físico ao espírito presenteado a todos seres humanos pela Força Suprema Poderosa e Onipotente pra todo sempre.
Durante as décadas de 70 e 80 com o ritmo criado pelos americanos baseado em danças originárias da cultura africana, trazidas para a civilização branca pelos próprios descendentes afro.
Acontecia então o fenômeno da Disco Music a música disco, onde as pistas de dança do mundo todo nunca mais foram as mesmas. Virando assim uma febre que perdura até hoje nos ambientes onde são executadas essas canções quarentonas, mas que funcionam como injeção de ânimo a pessoas de qualquer idade , que ainda curtem as maravilhosas noites “Flash Back” dos inesquecíveis Anos 80.

Carnaval uma Tradição Milenar

A festa que deu origem ao carnaval de hoje já era festejada há muito, talvez 10 ou 20.000 AC.
Foi uma das primeiras festas que se tem notícia no mundo humano. A civilização Egípcia e a Roma antiga festejavam tal acontecimento. Foi a única festa pagã que a igreja tolerou com ressalvas.
No século XV os gregos adotaram o nome de Carnaval ,talvez uma referencia pra “Carna Valis” ou “Festa da Carne”. Já no século dezesseis foi “tolerada” por um Papa Católico, o que ainda hoje provoca polemicas no mundo contemporâneo. No Brasil foi inserida em nossa cultura no começo do século XX. Na década de 20 desse mesmo século, um português (Zé Pereira) animava tais festejos com uma espécie de bumbo ou tambor, que deu origem as Escolas de Samba. No ano de 1928 fundava – se então a primeira Escola de Samba no Brasil (Estácio de Sá) na cidade do Rio de Janeiro.
Muitas histórias de carnavais nossos poetas contaram e cantaram em verso, prosa e música nesses anos que seguiram tal “Tradição”.
Nossa cidade também tem sua Tradição Carnavalesca que muito contribuiu para a cultura não só de nossa cidade como do país. Onde em vários anos de algumas décadas atrás era considerado o melhor carnaval de rua e de salão da região .
Os Carnavais 70/80 em Pedreira

Na década de 70 e 80 o Brasil vivia uma situação parecida com a de hoje, com a diferença que o povo era reprimido a luz do dia. Hoje em dia a situação é um pouco mais aberta, mas com algumas restrições.
Então a criatividade corria nas veias de todo brasileiro e na ânsia de liberdade total, surgiram então nessas décadas artistas de valores inquestionáveis . A cidade de Pedreira colaborava então pra história brasileira contemporânea, com inúmeros artistas de grande valor em quase todo seguimento da sociedade. Mas hoje quero falar dos carnavalescos pedreirenses que muito contribuíram para o desenvolver da nossa cultura. Muitos já partiram dessa vida, mas outros que estão entre nós, sabem de quem estamos falando, e numa forma de agradecimento e ao mesmo tempo uma homenagem, tentando mostrar pra outras gerações que não puderam apreciar um tempo, que apesar de vivermos num sistema autoritário, nossos artistas desfilavam nas ruas da cidade o verdadeiro talento que o povo pedreirense sempre teve.
A melhor idade 20 ou 50 anos

Quando na década de 70 eu estava na adolescência passando pra idade adulta,trabalhava em cerâmicas da minha cidade natal Pedreira SP. Meus pais e outras famílias da juventude da época em geral no Brasil nos alertavam para o fato de ajudarmos as pessoas mais velhas, ensinando então o valor de experiências boas vividas ao longo de suas vidas. A própria mídia da época bombardeava a todo instante :- Brasil, Brasil ame ou deixe-o. Esse era o slogan que ficava na cabeças de todos os jovens. Claro que tinha sempre aqueles voltados para a coisa errada ,mas a maioria por ser de boa índole ou por força da propaganda que se veiculava dia e noite, acabavam fazendo ou tentando fazer tudo certo.Então essa geração cresceu na maioria delas tentando ajudar os mais velhos ou respeitando a Pátria ou a cidade que moravam.
Aí o tempo correu e chegamos no século 21. A propaganda hoje é a seguinte :- Os pais devem ajudar os filhos que não podem trabalhar antes dos 16 ou 20 anos já nem sei mais, não podendo nem sequer levantar a voz com eles , senão ficam com problemas psicológicos podendo até se enveredarem pelos caminhos das drogas , ou sentindo-se acuados podem até ficarem violentos e bater ou até matar outras pessoas !!! Tudo isso porque seus pais não deram o apoio necessário que precisavam, chegando ao cúmulo do “caretismo coroa”, de criticar os Orkuts ,Msns,Facebooks ou celulares do avançado mundo internético e tecnológico muito avançado pra cabeça primitiva de uma pessoa que viveu o atraso dos anos 70/80 da vida.
Para nosso mundo de hoje não achar que estou ficando maluco vou fazer minha conclusões finais :- Isso quer dizer que: Quando estava na faixa dos 20 anos eu e meus amigos tinham por obrigação principal ajudar as pessoas em geral e principalmente aquelas na faixa dos 50 , o que fazíamos com grande prazer.
Mas hoje que estou na faixa dos 50, viraram o jogo e nós e que temos por obrigação ajudarmos o pessoal que estão na casa dos 20 ,podendo ainda sermos penalizados por decretos leis absurdas pela nossa culpa, das coisas erradas que muitos jovens pela propaganda veiculadas nos meios de comunicação de massa , acreditam estarem trilhando o caminho certo.
Assim o mundo fica uma beleza de se viver, eu obedeço vocês mandam.... Até quando ? Até o caos total?
Só mais um recado para o jovem de hoje que se envolve em coisas erradas como drogas por exemplo, se você tiver a sorte de morrer logo, Deus se compadeceu de você. Mas se viver até 40 anos ou mais você vai entender o que falo agora e que nosso Pai Celestial se compadeça de ti, porque nós já não estaremos aqui pra sermos culpados,ironizados ou não pela ignorância que a mídia moderna ajudou a lapidar em vossas cabeças inocentes ou não...
O Perigoso Jogo das Grandes Mídias

Nos dias atuais diante da tecnologia que desfrutamos,tanto nas mídias escritas ou faladas . Ficamos maravilhados com as facilidades comunicativas que temos acesso.Como a TV ou o Rádio , os jornais e revistas e também as redes sociais via internet.
Mas esquecemos de pensar no futuro de nossos jovens que aceitando ou não,amanhã serão nós hoje.
Quando vejo uma máquina tão poderosa como a televisão , ficar desperdiçando seu precioso tempo e seu valoroso dinheiro em muitas coisas inúteis, acabo ficando com pena da própria geração moderna que representa o futuro no mundo.
Ao invés de mostrar bons exemplos , pelo contrário contam histórias de pessoas que mataram crianças numa escola , ou mataram a avó, ou explodiram um lugar qualquer.
Tudo isso porque segundo eles,dá ibope.
As histórias famosas são do menino pobre que ficou jogador de futebol famoso , ou de outro que ficou milionário com suas composições ou com seu talento artístico,e segue esses exemplos que continuam dando ibope.
Mas acontece que na vida real não é bem assim.
Por exemplo vou dar dados que poucos divulgam. No país do futebol 70% (setenta por cento) dos profissionais da bola não conseguem ganhar o suficiente pra seus gastos pessoais , ou seja praticamente passam fome.
No mundo dos talentos representativos então, a estatística sobe um pouco,são 80% (oitenta por cento)que não ganham nem pra comer.
Só no interior do Estado de São Paulo existem aproximadamente 10.000 (dez mil) duplas sertanejas.
E ainda tem Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais etc...
Eu tento lembrar de duplas que vendem por bom preço seus shows ou estouram nas vendas de cds ou dvds e não consigo chegar a algumas dezenas delas.
Os rodeios comprovam isso,no Brasil inteiro são praticamente os mesmos artistas que se apresentam em tais shows . Se pensar que nossa população hoje é de praticamente 200 milhões de pessoas,dá pra entender o que estou dizendo.
Então numa tentativa já em estado terminativo, precisamos valorizar nosso jovens que quando não atingem o objetivo principal de suas vidas e não conseguem chegar ao ponto máximo que suas habilidades com a bola nos pés, ou com uma bela voz e composições inéditas, podendo terem se transformado num astro nacional ou internacional.
Precisamos mostrar então para eles que talvez fossem muito melhores do que aqueles que chegaram lá e apenas por uma falta de sorte final, não tenham chegado a tão famosa carreira vitoriosa.
Evitando assim muitos problemas psicológicos e muitas frustrações em jovens de grande valor para o mundo , que talvez como válvula de escape caíssem no obscuro e sombrio mundo das drogas.
Sendo assim mais um terrível e grande problema pra nossa Sociedade atual resolver enquanto dá tempo.
Calling Fest Local - Uma Festa Única

No ano de 2007 como estava fazendo grande sucesso como Dj da Época, em várias cidades por onde apresentava meu repertório de músicas dos anos 70 e 80, relembrando o tempo em que nos lendários anos 80 musicais fazia minhas baladas em Pedreira e região.Resolvi então juntar meus amigos que tinham bandas formadas na época que eu tocava nos clubes na cidade, mas estavam sem se apresentarem ao público a mais de 20 anos. Falei com todos um a um pessoalmente, e conseguimos num acontecimento inédito no mundo da música, reunir 3 bandas com os mesmos integrantes que tocavam nos anos 80 em Pedreira e região. Mas ainda com um agravante, faríamos um show com os grupos se apresentando separadamente um de cada vez e comigo de âncora e Dj da Época animando quem comparecesse no evento. A festa que no principio se chamaria a “A Cidade é Nossa” foi mudada posteriormente para: “Calling Fest Local” . E o evento que seria realizado em dezembro de 2007 no Clube Vale Verde, foi transferido para o Centro Comunitário da APAE e acabou se concretizando num domingo dia 20 de abril de 2008 no Ginásio de Esportes do Esporte Clube Santa Sofia. Perante um público de quase mil pessoas que se deliciaram com a performance das bandas apresentadas uma de cada vez e finalizando com uma super apresentação do Dj Ditinho Original. O “Evento Histórico” denominado “Festa Única”, ficará ainda por muito tempo na mente de quem teve a oportunidade de estar presente nesta noite histórica, numa singular demonstração de amizade, profissionalismo,competência e imparcialidade de todos que colaboraram de alguma forma, pra esse acontecimento que marcou a história do povo pedreirense. Desde os mais jovens até os mais idosos, todos sentiram orgulho da terra que habitam e a partir daí muitos outros bons eventos foram realizados na cidade Flor da Porcelana. Mas a Festa das Bandas e do Dj Ditinho, ficará marcada para sempre na região do Circuito das Águas.

A Noite do Hawaí

No ano de 2006 eu trabalhava como técnico de som na empresa GFSOM da cidade de Amparo SP. Nessa noite de novembro do mesmo ano foi promovida nas dependências da Associação Esportiva Irapuã a Noite do Hawaí. A bonita festa foi realizada da seguinte maneira: no Ginásio Esportivo se apresentaria uma banda de axé, no salão social música eletronica com dois Tops Djs e no espaço da piscina, uma banda de pagode, sendo eu o técnico de mixagem. Quando os portões foram abertos as comidas e bebidas ficavam já na entrada do clube ao lado das piscinas,então o promotor me pediu pra tocar algum som enquanto o pessoal estivesse entrando . Comecei então animar a chegada da galera com uma seleção de músicas. O pessoal se agradou tanto com as músicas que eu tocava, que todo mundo entrava e já parava ali no espaço que a gente ficava. E mesmo depois que a banda e os Djs começaram a se apresentar eles ficavam agitando ali nas piscinas. O promotor então pedia pra mim abaixar o som,fazendo então o pessoal se dirigirem para o salão social ou para o ginásio. Mas mesmo com o som baixo a maioria das pessoas ficavam conversando e curtindo a seleção. A banda de pagode começou então a tocar, aí não teve jeito, parece que a festa era ali, todo mundo queria agitar no espaço que foi reservado só pra entrada das pessoas. E foi assim a noite inteira, a banda fazia uma parte ao vivo e no intervalo entrava eu com um mix de Flash Back e som do momento, e a festa rolou praticamente em volta da piscina até quatro da manhã.
No fim da balada um dos promotores dizia que gostaram tanto do som que eu rolava, que acabei prejudicando o evento, porque não estava programado nessa noite pessoas em volta da piscina, mas me contrataram então como Dj da Época em vários eventos que aconteceram ali no ano seguinte e fizemos muitas apresentações com grandes públicos em muitas noites com grande sucesso na cidade de Amparo e outras do Circuito das Águas Paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário